No dia 29/10 foi concluído o primeiro ciclo do Membership, um programa do hub Base27 para estagiários e novos talentos das empresas mantenedoras e parceiras, que tem por objetivo desenvolver habilidades comportamentais no âmbito da inovação e intraempreendedorismo, através da troca de experiências entre os participantes e especialistas em inovação em encontros virtuais durante um ciclo de 3 meses.
Este primeiro ciclo foi realizado como protótipo, permitindo duas vagas para cada mantenedor, sendo definidos os participantes Eduarda Laignier e Braz Borges da Fortes Engenharia.
Em cada ciclo os participantes levantam e selecionam um desafio para ser trabalhado por eles nas empresas e neste ciclo o tema mais votado foi “Comunicação entre os times”, proposto pelos participantes da Fortes Engenharia.
Os participantes assistiram uma palestra virtual sobre “Comunicação e Inovação”, trazida pela Julia Caiado da GlobalTouch e Flávio Marques da AEVO, onde foi lançado o desafio de realizar uma “pequena mudança” no ambiente de trabalho voltada para solucionar o desafio levantado.
Na área de Projetos, o estagiário Braz Borges propôs a criação de uma agenda recorrente com os estagiários da Engenharia e um líder para alinhamento sobre as entregas do setor, permitindo também um tempo esclarecimento de dúvidas gerais sobre as atividades desenvolvidas. As reuniões tem acontecido semanalmente com o coordenador Flávio Lacerda e os estagiários João Victor Abreu, Matheus Cheng e Braz Borges, melhorando bastante a comunicação e a transmissão de informações junto aos estagiários.
Já a participante Eduarda Laignier, atualmente alocada na UN 617 – Wind Fence propôs uma solução junto ao gestor Antonio Cesar Gregório para um problema recorrente de comunicação entre os pátios de minério e de carvão. A solução envolveu a criação de planilhas de controle de equipamentos, programação de estaqueamento e controle das bases de cada pátio, unificando e facilitando o acesso às informações importantes e também permitindo otimização de tempo e recursos.
A cerimônia de conclusão foi um momento especial onde os participantes das empresas apresentaram um pitch de 5 minutos sobre o impacto da experiência na melhoria da rotina de trabalho e também no desenvolvimento profissional de cada um.
Além das melhorias implantadas, os participantes relataram que a experiência abriu o entendimento de que inovação não precisa ser complexa, mas que está ao alcance de todos e que hoje tem mais clareza da importância da disseminação do tema dentro da organização.