Aconteceu no dia 18 de novembro de 2021 a cerimônia de reconhecimento do Prêmio IEL de estágio 2021, uma iniciativa do Findes que tem a finalidade de estimular a inovação, premiando os projetos inovadores executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino.
Foi a primeira vez em que a Fortes Engenharia participou da premiação, a partir da conexão do contrato de estágio da IEL com a Coordenação de RH da Fortes Engenharia e obteve o 3º lugar na categoria de Projetos Inovadores.
Estiveram presentes na cerimônia o estagiário João Victor Nascimento Abreu, o líder do Projeto Paulo Belesa, a responsável pela submissão do projeto Estéfany Castro, a Coordenação de RH Marcilene Guasti e o Coordenador Flávio Lacerda, representando a empresa.
O projeto “BIM para levantamento de quantitativos”, apresentado pelo estagiário João Vitor Nascimento Abreu, foi submetido pela equipe em setembro deste ano e consiste na unificação dos processos de levantamento, orçamento e projeto dos elementos estruturais de obras industriais através do BIM.
A unificação é feita com famílias inteligentes que nos permitem uma modelagem 3D instantânea, paralela ao processo de pré-engenharia das estruturas, além da geração de quantitativos de todos os elementos inerentes ao processo operacional das etapas que o antecedem. O objetivo é a otimização dos processos de forma equilibrada, sem sacrificar etapas intrínsecas à qualidade do resultado.
A iniciativa prevê um ganho de 231 horas mensais em capacidade operacional, sendo possível executar o processo de levantamento e orçamento de uma estrutura em poucos minutos. Nas dimensões econômica e social significa que a Fortes pode concorrer em mais obras, gerando ainda mais empregos. Na dimensão ambiental, a iniciativa possibilita o desenho de soluções mais efetivas, como escavações que contemplem mais de uma estrutura, reduzindo a emissão de resíduos e impactos ambientais. Ainda nessa dimensão, um resultado mais imediato é a redução de impressões, que em época de entrega de propostas já chegou ao número de 12,070 cópias só nos setores de orçamento e projetos, sendo agora possível compartilhar as os projetos e informações de maneira digital.